Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: pintor russo tem esperança na paz de Trump

Putin e Trump falam esta terça-feira ao telefone sobre a resolução do conflito na Ucrânia e a normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos.

Loading...

Quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que iria ligar ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, um artista russo recuperou um retrato combinado de ambos, pintado por ocasião da primeira presidência de Trump nos Estados Unidos.

Putin e Trump falam esta terça-feira ao telefone sobre a resolução do conflito na Ucrânia e a normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos, disse o Kremlin.

O artista expressa esperança cautelosa na paz, destacando a importância do diálogo entre os líderes mundiais.

"O facto de os nossos líderes começarem a falar é um grande passo e já é muito bom, porque, se não falarmos, só teremos guerra. E se a conversa já começou, isso significa que um ou outro tem interesse em pôr fim a este conflito e começar a avançar na direção certa", disse Alexey Sergienko, artista, treinador de ioga e empresário, disse à Reuters no seu estúdio na segunda cidade russa, São Petersburgo.

Sergienko disse ter a certeza de que os ucranianos querem a paz, tal como os russos e os norte-americanos.

"Gostei muito da forma como Vladimir Vladimirovich (Putin) disse que sim, queremos a paz, queremos um cessar-fogo, mas há nuances. Portanto, a resposta é mais ou menos essa, uma espécie de sim, sim, queremos, concordamos, todos queremos, mas há nuances. Todos os povos querem a paz, inequivocamente. Tenho a certeza de que os ucranianos querem a paz e nós queremos a paz, e os americanos querem que não haja tiroteios em lado nenhum, mesmo que seja longe".

Sergienko disse que criou a obra de arte em 2017. A grande pintura combina características de Putin e Trump com a palavra “Paz” escrita em inglês sobre um fundo vermelho no canto inferior esquerdo e espelhada com tradução russa em azul no canto superior direito.

O artista chama à sua obra “Paz para o Mundo”, mas na tradução pode ser entendida como “Paz para a Paz”.

A palavra russa "mir" tem dois significados: "paz" e "mundo".

"E agora, quando ouvi (Trump) falar de paz, vamos fazer isto e aquilo, ele fala a nosso favor, repreende Zelensky, Zelensky teve uma discussão com ele, senti que tinha de voltar a divulgar a imagem. A paz está no horizonte novamente. Mas, na verdade, agora não é como da primeira vez, quando acreditámos firmemente na paz. Agora estamos mais cautelosos".