Dezenas de chefes militares reuniram-se, esta quinta-feira, em Londres, para elaborar os planos para uma força de manutenção de paz na Ucrânia. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, defende que esses planos devem estar prontos antes da assinatura de um eventual acordo.
Foi um dia de agenda preenchida para o primeiro-ministro britânico. Keir Starmer visitou uma fábrica de equipamentos militares em Barrow, uma cidade portuária no noroeste de Inglaterra, onde está a ser construída a nova geração de submarinos.
A visita aconteceu no mesmo dia em que dezenas de chefes militares da chamada "Coligação de Vontades" se reuniram nos arredores de Londres.
Para o chefe de governo britânico, os planos para uma força de manutenção de paz na Ucrânia devem estar concluídos antes de um possível acordo.
Starmer insiste disse que é necessário manter o alinhamento político de vários países, alcançado nas últimas semanas.
Além disso, o primeiro-ministro britânico visitou a tripulação do submarino que reentrou recentemente após uma missão de 200 dias no Atlântico Norte. Há mais de uma década que um primeiro-ministro britânico não visitava um submarino nuclear acabado de regressar de uma missão de patrulha.
A chamada "dissuasão marítima contínua" é um dos pilares da estratégia de segurança e defesa do Reino Unido.