Guerra Rússia-Ucrânia

EXPLICADOR

A "dura realidade": "Três anos depois, se a Ucrânia ajoelhar, ajoelha muito mais"

No Explicador na SIC Notícias, o coronel Carlos Mendes Dias faz um balanço da invasão russa à Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro de 2022.

Loading...

O coronel Carlos Mendes Dias, comentador da SIC, diz que o objetivo estratégico na Ucrânia é baixar os níveis de hostilidade.

Os Estados Unidos voltaram esta terça-feira a reunir-se com a Ucrânia, em Riade, na Arábia Saudita. Em cima da mesa está uma possível trégua com a Rússia.

Na SIC Notícias, o comentador da SIC diz que os níveis de hostilidade "estão sempre a aumentar". O objetivo estratégico é baixá-los e arranjar uma "solução" para a guerra na Ucrânia.

Carlos Mendes Dias refere que pode haver ainda esta terça-feira uma entrevista do ministro russo Lavrov, onde poderá avançar algumas informações sobre as negociações.

"Repare na diferença entre o que podia ter sido e o que se está a tentar fazer hoje. A Ucrânia quase ajoelhada em Istambul, em 2022, na tentativa de acordo de paz. Três anos depois, se a Ucrânia ajoelhar, ajoelha muito mais. Esta é que é a dura realidade", afirma.

O coronel faz ainda um balanço da invasão russa à Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro de 2022.

São temas em análise no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45, com o coronel Carlos Mendes Dias.