Guerra Rússia-Ucrânia

Ataques russos causam dois mortos e dezenas de feridos em Kharkiv e Sumy

O autarca de Kharkiv afirmou que o armamento utilizado foi "um míssil balístico com munições de fragmentação, o que explica que a área afetada seja muito grande".

Ataque russo em Kharkiv
Ataque russo em Kharkiv
Vitalii Hnidyi

Ataques russos causaram dois mortos e, pelo menos, 40 feridos na noite de quinta-feira em Kharkiv e Sumy, no nordeste da Ucrânia, anunciaram as autoridades ucranianas.

Em Kharkiv, uma pessoa morreu e cerca de quarenta ficaram feridas, de acordo com um balanço provisório, disse o presidente da câmara da cidade, Igor Terekhov, na rede social Telegram.

O autarca afirmou que o armamento utilizado foi "um míssil balístico com munições de fragmentação, o que explica que a área afetada seja muito grande". Mais de 20 blocos de apartamentos foram atingidos, segundo a mesma fonte.

O governador local, Oleg Synegubov, sublinhou que o ataque tinha como alvo uma "zona densamente povoada de Kharkiv".

Em Sumy, perto da fronteira russa, um ataque de drones Shahed, de fabrico iraniano, matou uma pessoa e feriu outra, informou a administração militar local, também através do Telegram.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo na rede social X que mostra a destruição provocada pelo ataque russo.

As cidades ucranianas têm vindo a ser alvo quase diário de ataques russos, apesar das recentes tentativas dos Estados Unidos de levar as partes beligerantes a conversações destinadas a pôr termo a mais de três anos de combates.

No último domingo, um ataque de mísseis russos em Sumy matou 35 pessoas, provocando fortes reações dos países ocidentais.

Loading...

Com Lusa

Mais Vistos do