Guerra Rússia-Ucrânia

Montenegro diz que é à Rússia que compete mostrar intenção de acabar com a guerra

As declarações do primeiro-ministro surgem após a sua participação na reunião da coligação da boa vontade, um encontro internacional dedicado ao apoio continuado à Ucrânia.

Montenegro diz que é à Rússia que compete mostrar intenção de acabar com a guerra
CARLOS BARROSO/LUSA

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou esta tarde que compete agora à Rússia provar que está disposta a terminar a guerra na Ucrânia.

As declarações surgem após a participação de Montenegro na reunião da coligação da boa vontade, um encontro internacional dedicado ao apoio continuado à Ucrânia.

Numa publicação na rede social X, o chefe do Governo revelou que o grupo reafirmou o seu pleno apoio a Kiev, bem como a determinação em contribuir para uma paz justa, estável e duradoura.

O primeiro-ministro destacou ainda que a participação dos Estados Unidos na reunião "foi muito relevante", reforçando o peso internacional das negociações em curso.

Na publicação, Montenegro defendeu ainda que as negociações devem prosseguir com "o envolvimento de todos, incluindo a Europa", realçando a necessidade de unidade entre aliados.

Apesar dos avanços diplomáticos, Luís Montenegro alertou que "ainda há muito trabalho pela frente".