Andriy Yermak, chefe de gabinete do Presidente ucraniano que foi esta sexta-feira alvo de buscas, apresentou a demissão do cargo, segundo o Kyiv Independent, que cita um pronunciamento de Volodymyr Zelensky.
"Haverá uma reformulação no gabinete da Presidência", disse Zelensky. “Andriy Yermak, chefe do Gabinete da Presidência, apresentou sua renúncia. Sou grato a Andriy por sempre apresentar a posição da Ucrânia nas negociações exatamente como deveria ser”, afirmou o Presidente da Ucrânia.
Volodymyr Zelensky vai começar já este sábado a tentar encontrar o substituto de Yermak.
Casa de Yermak foi alvo de buscas
Através das redes sociais, Yermak, de 54 anos, disse que as autoridades procederam a investigações na casa onde reside e que não "encontraram obstáculos".
Em causa está um caso de corrupãoue envolve a empresa estatal de energia Energoatom (empresa pública de energia atómica).
No início do mês, Zelensky expressou total apoio às investigações e sublinhou que deve reinar no setor energético a "máxima integridade", numa altura em que a Rússia continua a tomar como alvo este tipo de infraestruturas, especialmente com a aproximação do inverno.
"Zelensky tem a oportunidade de voltar a reunir apoio"
A correspondente da SIC, Iryna Shev, diz que Andriy Yermak "era visto como um ativo tóxico" na Ucrânia a "a sua demissão estava a ser pedida há muito tempo".
Por isso, a decisão de reformular o gabinete da Presidência "é uma boa oportunidade para Zelensky mostrar que consegue ouvir o que a sociedade tem para lhe dizer" e "voltar a reunir apoio".
