Guerra Rússia-Ucrânia

Número de mulheres nas forças armadas ucranianas aumentou 20% desde 2022

O Ministério da Defesa da Ucrânia prevê que, em 2025, o número de mulheres no exército aumente em 70 mil, com muitas a ser destacadas para a linha da frente.

Loading...

Imla, nome de guerra, tem 27 anos e é piloto de drones neste regimento posicionado numa das frentes de combate ucranianas. Antes de se juntar ao exército, era jogadora profissional de hóquei no gelo.

O início da guerra mudou tudo. Em fevereiro de 2022, esta militar ucraniana de 26 anos vivia e trabalhava no estrangeiro. Decidiu regressar à Ucrânia e integrar as forças armadas. Diz que a revolução tecnológica dos últimos anos abriu as portas do exército a muitas mulheres.

Já para Muse, antiga professora de música, começar aos 43 anos uma carreira nas forças armadas foi particularmente difícil. Hoje, está na linha da frente como especialista em análise de comunicações intercetadas e de sinais eletrónicos.

O Ministério da Defesa ucraniano diz que o número de mulheres nas Forças Armadas aumentou desde 2022. Neste momento, haverá mais de 5.500 militares ucranianas na linha da frente.