O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou esta sexta-feira que a Rússia conseguiu equilibrar o orçamento e tem um saldo ao nível de 2021, antes da guerra com a Ucrânia, que desencadeou sanções económicas ocidentais contra Moscovo.
Putin considerou tratar-se de um indicador fundamental da estabilidade da economia e do sistema financeiro do país, ao fazer o balanço de 2025 durante uma conferência de imprensa anual transmitida pela televisão.
Referiu que a estabilidade económica e financeira permitirá alcançar vários objetivos no âmbito de projetos nacionais e satisfazer as necessidades das forças armadas.
"Tudo isto, em conjunto, dá motivos para falar sobre a estabilidade da economia", afirmou, citado pela agência de notícias russa Ria Novosti.
Aliados aplicam sanções desde 2022
Os aliados da Ucrânia têm imposto sanções contra os interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo para financiar o esforço da guerra que iniciou em fevereiro de 2022.
Recentemente, a União Europeia (UE) concordou em suspender progressivamente as importações de Gás Natural Liquefeito (GNL) e gás por gasoduto da Rússia.
O objetivo é uma proibição total das importações russas para a UE até ao final de 2027.


