"Cabe ao Sr. Guterres decidir quem vai nomear para as posições seniores. Ao longo das discussões, expressamos o nosso interesse em estar melhor representados no secretariado. Não é segredo, já há bastante tempo que o pedimos. Mas não há acordos debaixo da mesa", disse o embaixador russo, Vitaly Churkin, que detém este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança.
A resolução aprovada esta quinta-feira sugere o nome de Guterres para um mandato de cinco anos, com possibilidade de ser renovado, confirmou o presidente do Conselho de Segurança.
O documento segue agora para aprovação na Assembleia-geral da ONU, onde deverá ser votado já na próxima semana.
O regulamento da ONU sugere uma votação à porta-fechada, mas isso não acontece desde 1971. A Assembleia-geral tem optado por aprovar o nome do novo secretário-geral por aclamação.
O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 1 de janeiro de 2017.
À entrada para a reunião do Conselho de Segurança que aclamou António Guterres, o embaixador do Reino Unido, Matthew Rycroft, disse que "a visão, autoridade moral e integridade de António Guterres destacaram-no como o melhor candidato num campo cheio."
Lusa