Harry & Meghan

O significado do nome do bebé real

Chris Allerton / copyright SussexRoyal / HANDOUT

Os duques de Sussex anunciaram na quarta-feira o nome do primeiro filho.

O anúncio foi tornado público através de uma publicação na conta oficial de Instagram do casal, que aproveitou uma fotografia do momento em que a rainha Isabel II conhece o bisneto para desvendar o mistério.

Archie Harrison Mountbatten-Windsor foi o nome escolhido pelos duques de Sussex, uma opção que surpreendeu os britânicos, que apostavam em Alexandre, Artur ou Alberto. Mas, afinal, o que significa o nome do bebé real?

Archie Harrison Mountbatten-Windsor

De origem anglo-saxónica, Archie significa “genuíno”, “ousado” e “corajoso”, e era originalmente utilizado como diminutivo para Archibald. Sem nenhuma conotação à realeza, é mais popular no Reino Unido do que nos Estados Unidos, tendo ocupado a posição 18 na lista dos nomes mais populares em 2017.

Harrison é também uma novidade na família real britânica. Junta o nome do pai, Harry, com a palavra “son” (filho, em inglês) e significa “Filho de Harry”.

Moutbatten-Windsor é o apelido criado em 1960 depois do casamento entre a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo. Mountbatten pertence ao bisavô paterno de Archie e, por fim, Windsor é o apelido comum a todos os membros da realeza britânica.

Archie é o oitavo bisneto da rainha. Nasceu a 6 de maio às 05:26 com 3,260kg. Os pais, Harry e Meghan, descrevem o momento como “fantástico”.