I Liga

Sporting pode estar a uma semana de se sagrar campeão nacional

As contas que os "leões" precisam de fazer.

A vitória frente ao Nacional deixou o Sporting a sete pontos do título nacional, ou seja, a duas vitórias e um empate de se sagrar campeão. Isto porque o FC Porto tem vantagem no confronto direto, em caso de igualdade pontual.

Esta quarta-feira, o Sporting joga em Vila do Conde e o FC Porto vai à Luz no dia seguinte. Independentemente do desfecho do encontro entre "águias" e "dragões", o Sporting ainda não será campeão nesta 31.ª jornada.

As contas que o Sporting precisa de fazer

Se o Sporting ganhar ao Rio Ave e o FC Porto perder com o Benfica, ao emblema de Alvalade fica a bastar um empate na receção ao Boavista, na jornada seguinte, para garantir o título.

Noutro cenário, caso o Sporting vença em Vila do Conde, mas o FC Porto empate com o Benfica, a diferença pontual passa a ser de oito pontos, e na jornada seguinte o Sporting pode ser campeão sem jogar. Isto se o FC Porto não vencer o Farense no dia anterior. Neste cenário, a diferença de oitos pontos, quando faltam seis até ao fim do campeonato, permite à equipa de Ruben Amorim entrar em campo já campeã frente ao Boavista.

Por outro lado, se o Sporting e o FC Porto vencerem as próximas duas jornadas, ao Sporting basta um ponto numa das duas últimas para se sagrar campeão nacional. Esse ponto poderá ser no Estádio da Luz frente ao Benfica, na penúltima jornada, ou frente ao Marítimo no derradeiro jogo do campeonato.

Veja também: