Incêndios em Portugal

Governo quer investir quatro milhões no SIRESP

Governo quer investir quatro milhões no SIRESP
Será lançado um concurso público para a aquisição de mais de 600 equipamentos que asseguram a comunicação via satélite.

O Governo vai investir mais de quatro milhões de euros na rede de emergência SIRESP para assegurar as comunicações via satélite. O objetivo é criar uma alternativa para eventuais falhas nos circuitos terrestres.

O Ministério da Administração Interna diz que vai ser lançado um concurso público para a aquisição de mais de 600 equipamentos que asseguram a comunicação via satélite. A Associação da Proteção Civil afirma que as falhas na rede de emergência não se resolvem apenas com dinheiro.

Loading...

O investimento faz parte de um plano do Governo para tornar mais tecnológico e eficiente o SIRESP. O valor base é de 4,2 milhões de euros. Vai ser lançado um concurso público para a compra de 600 equipamentos que assegurem as comunicações via satélite em caso de falha dos circuitos terrestres.

A Associação da Proteção Civil diz que este esta injeção de capital do Estado não resolve o problema. Além de criticar ainda a gestão de recursos, aponta também falhas à rede de emergência nesta altura crítica de incêndios

O ano passado foi aprovado um modelo transitório para o SIRESP e, há cerca de dois meses, foi também criado um grupo de trabalho que irá gerir o concurso público internacional que quer dar nova vida ao sistema. Este grupo de trabalho envolve um investimento de cerca de 15 milhões de euros por ano.

Últimas Notícias
Mais Vistos