Incêndios em Portugal

Fogo em Ourém propaga-se a "grande velocidade"

Fogo em Ourém propaga-se a "grande velocidade"
Octavio Passos

Cerca de 50 pessoas retiradas de casa por precaução em Ourém.

Um incêndio que começou às 14:40 no concelho de Ourém, distrito de Santarém, está a desenvolver-se em grande velocidade e há habitações em risco. Segundo o site da Proteção Civil, às 00:30 o incêndio mobilizava 700 operacionais, com o apoio de mais de 200 veículos.

"É um incêndio com grande velocidade e capacidade de propagação. Há alguns aglomerados de habitações na linha de fogo e os bombeiros estão a protegê-los", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

O incêndio está a lavrar em várias localidades e dezenas de pessoas foram forçadas a sair de casa. As chamas atingiram o Aviário do Resouro, uma fábrica de produção de ovos localizada na freguesia de Urqueira.

O incêndio, alvo de um reforço de meios nas últimas horas, mobilizava às 00:30 perto de 700 operacionais, segundo a Proteção Civil.

Loading...

Vento "afeta ações de combate", há tendência para aumentar operacionais

O vento está esta sexta-feira à noite a "afetar as ações de combate" ao incêndio, disse à agência Lusa a Proteção Civil.

"Ainda temos algum vento no local que está a afetar as ações de combate" às chamas, referiu fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

De acordo com a mesma fonte, pelas 23:20, estava a ser feito um reforço de operacionais.

Encontramo-nos a colocar meios de combate] de reforço nos locais [do fogo]. A tendência vai ser para aumentar" durante a noite.

Cerca de 50 pessoas retiradas de casa por precaução em Ourém

Pelo menos 50 pessoas foram retiradas hoje das suas casas, por precaução, disse à Lusa o presidente câmara, Luís Albuquerque.

"Estamos a falar de um território muito disperso, com casas muito dispersas no meio da floresta, e por uma questão de precaução entendemos por bem ir evacuando algumas casas, prevendo que o fogo poderia chegar perto dessas casas. Isso efetivamente foi feito, mas povoações inteiras não", explicou o presidente da Câmara de Ourém.

Loading...

A circulação na Linha Ferroviária do Norte, interrompida durante a tarde devido ao fogo entre Caxarias e Albergaria dos Doze, foi restabelecida.

Em comunicado, a CP informou que vários comboios foram parados em estações ao longo da linha, aguardando o restabelecimento de condições de segurança. A empresa adianta ainda que várias partidas foram adiadas nas estações de origem.

DR

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento em que um comboio atravessa uma das zonas atingidas pelas chamas.

Últimas Notícias
Mais Vistos