Incêndios em Portugal

União Europeia prepara plano para reforço de meios de combate a incêndios

Loading...
Ministro da Administração Interna diz que plano deverá ficar fechado até ao final do ano.

A União Europeia está a preparar um reforço de meios de combate a incêndios para 2023.

O ministro português da Administração Interna, José Luís Carneiro, diz que o plano deverá ficar fechado até ao final do ano.

Foi decidido pela maioria apoiar a proposta da Comissão para criar quatro centros de pré-posicionamento desses mesmos meios.

Comissão Europeia reconhece que UE precisa de reforçar meios

O comissário europeu responsável pela Gestão de Crises reconheceu hoje que a União Europeia deve reforçar os meios de combates a incêndios florestais para 2023, depois de o mecanismo europeu de proteção civil ter atingido o limite neste verão.

Falando na abertura de uma reunião ministerial de coordenação de emergência sobre o reforço da preparação e resposta da UE em caso de incêndios, que convocou para hoje em Bruxelas, o comissário Janez Lenarcic apontou que, desde junho passado, foram recebidos 11 pedidos de assistência ao abrigo do mecanismo europeu de proteção civil, reconhecendo que só não houve mais pedidos de ajuda por parte de Estados-membros que enfrentavam fogos de grandes dimensões "pois os países afetados sabiam que não haveria capacidades disponíveis".

Últimas Notícias
Mais Vistos