Incêndios em Portugal

Momentos de grande emoção no último adeus ao bombeiro que morreu em Oliveira de Azeméis

Realizou-se esta quarta-feira à tarde o funeral de João Silva, o bombeiro de 60 anos que morreu no passado domingo durante uma pausa no combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis. A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco. 

Loading...

Realizou-se esta quarta-feira o funeral do bombeiro de 60 anos que morreu de morte súbita durante uma pausa no combate ao incêndio em Pinheiro de Bemposta, em Oliveira de Azeméis.

João Silva, ou carismático 30 como era conhecido, faleceu no domingo ao serviço do país. Pertencia a esta corporação à dos bombeiros voluntários de São Mamede de Infesta desde 1974. Tinha apenas 10 anos quando se tornou associado.

A cerimónia, que aconteceu em São Mamede de Infesta, Matosinhos, ficou marcada por homenagens e momentos de enorme pesar e profunda dor. Foi realizada uma missa de corpo presente no quartel dos bombeiros que durou cerca de 45 minutos e, de seguida, uma guarda de honra onde participaram bombeiros de várias corporações do norte do país.

Assim como relata o jornalista da SIC no local, foi lembrado durante a missa que não foi a primeira vez que isto acontece aos Bombeiros de São Mamede de Infesta, nem aos bombeiros de todo o país. Foi mencionada uma eterna dívida de gratidão com estes homens que perdem a vida na proteção do bem comum.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.