O incêndio que deflagrou esta tarde no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, continua a preocupar as autoridades, embora a situação esteja a evoluir favoravelmente com o cair da noite.
O vento forte e irregular dificultou ao longo do dia a ação dos bombeiros no combate às chamas. Chegaram a estar mobilizados dez meios aéreos e mais de 350 operacionais no terreno.
Contudo, segundo a jornalista da SIC Notícias no local, Manuela Carneiro, “as perspetivas são agora um bocadinho melhores”, uma vez que a descida da temperatura e a diminuição da intensidade do vento têm ajudado significativamente os trabalhos de combate às chamas.
À SIC Notícias, a presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, garantiu que a situação está “mais controlada” e que as autoridades esperam conseguir dominar o incêndio durante a noite. Ainda assim, alertou que o dia de amanhã será exigente, devido ao risco elevado de reacendimentos.
Durante o inicio da noite, chegou a ser ponderada a retirada preventiva de habitantes das aldeias de Delegada e Vale das Gatas. Autocarros chegaram a ser mobilizados para o efeito, mas a evacuação acabou por não ser necessária.
No total, o incêndio chegou a ter sete frentes ativas, agora praticamente todas controladas.
De acordo com a informação divulgada, não há registo de habitações atingidas nem de feridos, tendo sido apenas afetadas algumas casas devolutas. Contudo, o levantamento completo dos prejuízos será feito nos próximos dias.