Incêndios em Portugal

Mais de 400 bombeiros combatem incêndios em Ponte da Barca

No incêndio de Ponte da Barca, continuam mais de 400 bombeiros a combater duas frentes ativas. Algumas aldeias estiveram em risco, mas o cenário parece ser agora mais favorável.

Loading...

Os 40 habitantes de Germil já conhecem bem este cenário de outros anos e outros fogos. Sábado, as chamas regressaram a Ponte da Barca e esta quarta-feira as duas frentes ativas continuavam a causar preocupação. A incerteza é muita e os meios são sempre poucos para tanto terreno.

Com as chamas em linha de vista, os poucos que restam na aldeia faziam o possível: eliminar tudo o que pode ajudar na progressão do fogo, depois de dias a olhar para o horizonte.

A meio do dia, uma mudança no vento fez a população de Germil respirar de alívio, pelo menos por agora. Mas o fogo de Ponte da Barca continua a ser preocupante, o que leva o presidente da Câmara a pedir reforço de meios.

A Mata do Cabril, em pleno Parque Natural Peneda Gerês, também foi ameaçada, numa área difícil onde os meios aéreos não podem chegar e onde estiveram mais de uma centena de bombeiros.

Este incêndio, que começou no sábado, já consumiu mais de dois mil hectares de mato. Pelo caminho levou também alfaias agrícolas e vários abrigos de animais. Esta quarta-feira estendeu-se ao município de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

Mais Vistos do