Incêndios em Portugal

Ministros visitam concelhos afetados por incêndios e garantem que "já existe dinheiro" para apoios

"É só apresentarem os documentos em ordem e o dinheiro está pronto para ser pago”, garante Manuel Castro Almeida, que esteve esta manhã no Lindoso, em Ponte da Barca, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios das últimas semanas.

Loading...

O ministro da Economia e da Coesão, Manuel Castro Almeida, e o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, estiveram esta sexta-feira no Lindoso, em Ponte da Barca, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios das últimas semanas. Os dois, acompanhados pelo secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, garantem que “já existe dinheiro” para apoiar os agricultores.

“Dinheiro há. Está pronto. É só apresentarem os documentos em ordem e o dinheiro está pronto para ser pago”, garante Manuel Castro Almeida, que passou a manhã a falar com pequenos produtores que tiveram prejuízos avultados em Ponte da Barca.

O ministro da Economia e da Coesão explica que a forma de aceder aos apoios é diferente consoante ao montante de dinheiro solicitado. Para prejuízos até 10 mil euros, “vamos compensar mesmo sem terem documentos comprovativos”, diz Castro Almeida. No entanto, se os valores ultrapassarem essa fasquia, “o processo é um bocadinho mais complexo”, sendo “necessário provar os prejuízos”.

“Com a experiência do ano passado, posso dizer que a esmagadora maioria dos apoios até 10 mil euros foram pagos em 2/3 meses. Os apoios de mais de 10 mil euros demoraram 4/5 meses", refere o ministro.