Há autarcas a pedir intervenção mais musculada do Governo no combate aos incêndios. Enquanto se fala num eventual pacto de regime sobre o tema, no Parlamento poderá ser criada uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades políticas sobre a gestão dos fogos.
Com um cenário aterrador como pano de fundo, o autarca da Covilhã pediu na terça-feira mais intervenção do governo e lamentou a fragilidade das respostas.
O secretário de Estado da Proteção Civil sublinha que as condições meteorológicas deste período estão entre as mais adversas deste século, mas admitiu em entrevista na SIC Notícias, descoordenações pontuais.
O papel da ministra da Administração Interna tem sido escrutinado e feito correr tinta, de tal forma que o Presidente da República veio a terreiro. Marcelo Rebelo de Sousa também manifestou publicamente que apoia um eventual pacto de regime sobre a prevenção e combate aos incêndios.
No Parlamento, os partidos da oposição admitem viabilizar a criação de uma comissão de inquérito sobre incêndios, já proposta pelo JPP, para avaliar a responsabilidade política na gestão do flagelo.

