A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta segunda-feira um conjunto de recomendações e estratégias para bombeiros e operacionais de emergência, no sentido de promover o equilíbrio emocional depois do combate aos incêndios rurais.
Em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a DGS tem como objetivo impulsionar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, bem como apoiar a sua reabilitação física e emocional, especialmente após o combate a incêndios rurais.
O documento "Bombeiro Operações em Família" pretende "contribuir para uma melhor gestão dos desafios associados à profissão de bombeiro, reconhecendo o impacto que as ausências prolongadas, os horários imprevisíveis e as preocupações constantes com a segurança podem ter na vida familiar".
Já o documento "Reabilitação Física e Emocional dos Bombeiros após o Combate a Incêndios Rurais" "visa apoiar a recuperação física e emocional dos profissionais que atuam na linha da frente durante os incêndios".
Tratam-se de orientações práticas que contribuem para uma reabilitação mais eficaz após situações de elevado desgaste físico e psicológico, promovendo o seu bem-estar e reforçando a sua capacidade de resposta e resiliência.
Recomendando apoio profissional
A DGS indica que os bombeiros podem utilizar a Linha de Apoio Psicológico do SNS24 (808 24 24 24), procurar Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da ANEPC (apoio.psicossocial@prociv.pt ou 214 247 100) e um psicólogo (encontreumasaida.pt).
Com Lusa