Entre a população que usa a internet em Portugal, 38,7% recorre a Inteligência Artificial, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística. Contudo, a proporção de utilizadores quase duplica nos mais jovens. Entre os 16 a 24 anos, é de 76,5%. no caso dos estudantes, o valor dispara para os 82%.
A Inteligência Artificial já faz parte do funcionamento diário das empresas portuguesas. Em 2025, 11,5% das empresas utilizavam estas tecnologias, quase mais três pontos percentuais que no ano passado.
O recurso a Inteligência Artificial é maior na Grande Lisboa; o Alentejo regista a utilização mais baixa.
O mesmo estudo revela que quase metade das pessoas encontra conteúdos agressivos ou discriminatórios na internet. Em 2025, a percentagem é de 45,2%, o que revela um aumento de 10 pontos percentuais relativamente a 2023.
