“Posso dar inúmeros exemplos do humor dela”. Foi assim que Richard Griffin, conhecido como “Dick”, um antigo segurança de Isabell II, começou a contar a história do dia em que dois turistas norte-americanos se cruzaram com a Rainha de Inglaterra e não a reconheceram.
O caso aconteceu perto do Castelo de Balmoral, na Escócia, durante uma das habituais caminhadas da Rainha ao fim de semana. Acompanhada por Dick, cruzaram-se com dois turistas norte-americanos, que os cumprimentaram sem reconhecerem com quem estavam a falar.
Um dos turistas questionou Isabell II sobre o local onde vivia e foi assim que o humor da Rainha se fez notar.
“Ela respondeu que vivia em Londres”, contou Dick, acrescentando que a Rainha disse ainda que tinha “uma casa de férias ali perto” e que visitava aquela zona há mais de 80 anos, desde criança.
Nesse momento, os dois norte-americanos questionaram-na se ela alguma vez tinha conhecido a Rainha.
“Ela foi muito rápida a responder, disse: ‘Eu não, mas aqui o Dick encontra-se com ela regularmente’”, recordou o antigo segurança, por entre risos.
Foi nessa altura que os dois turistas se viraram para Dick, colocando-lhe questões sobre a Rainha de Inglaterra e o seu temperamento.
“Como convivia com ela há muito tempo, sabia que podia brincar e disse ‘oh, ela por vezes consegue ser muito rabugenta, mas tem um ótimo sentido de humor’”.
“Antes que pudesse antecipar, eles já estavam a entregar a câmara à Rainha e a pedir-lhe que nos tirasse uma fotorafia”.
Mas Dick não deixou que os dois se fossem embora sem antes tirarem também uma foto com Isabel II, sem nunca ter revelado a verdadeira identidade da Rainha.
Depois de se despedirem e seguirem caminho, Dick revela que a Rainha lhe confessou que “gostaria de ser uma mosca” para ver a reação dos turistas quando mostrassem a fotografia aos amigos nos Estados Unidos “e alguém lhes disser quem sou”.