Isabel II

Rei Carlos III vai ser acompanhado pela primeira-ministra na viagem ao Reino Unido

Loading...
Chefe de Estado vai passar pela Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

A primeira-ministra britânica Liz Truss vai acompanhar o Rei Carlos III na viagem que vai ser feita, nos próximos dias, pelas capitais das quatro nações que formam o Reino Unido.

O Rei Carlos III de Inglaterra foi proclamado, este domingo, chefe de Estado da Austrália e da Nova Zelândia, em cerimónias no Parlamento dos dois países.

Em Camberra, na Austrália, o governador geral, David Hurley, que é o representante da monarquia britânica no país, homenageou a "gloriosa" Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira, e desejou um "longo e feliz reinado" a Carlos III, proclamado oficialmente novo monarca do Reino Unido no sábado.

Já o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse num comunicado que Isabel II "foi a única monarca reinante que visitou a Austrália" que tinha "um lugar especial" no coração dos australianos.

Além dos representantes do Governo, a cerimónia em Camberra contou com representantes da comunidade aborígene, que cantaram e fizeram o "ritual do fogo" em honra de Carlos III.

Em Wellington, na Nova Zelândia, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, agradeceu o "vínculo estreito" que Isabel II manteve com os neozelandeses e lembrou o "profundo afeto" que Carlos III já demonstrou também nas visitas que fez ao país.

Últimas Notícias
Mais Vistos