Isabel II

Medalhas do neto mais novo da Rainha dão que falar nas redes sociais

A polémica envolve o príncipe James, o mais novo dos oito netos da Rainha Isabel II.

Medalhas do neto mais novo da Rainha dão que falar nas redes sociais
Christopher Furlong/Getty Imagens

A questão foi suscitada na sequência da vigília ao caixão da Rainha Isabel II que os oito netos fizeram na abadia de Westminster. O príncipe James, de 14 anos, surgiu com duas medalhas na lapela e no Twitter foi lançada a questão: qual o feito relevante do jovem para merecer as medalhas?

Na verdade, nenhum. Mas há uma explicação para tal. Desde logo, as medalhas em causa não são militares mas civis e foram entregues aquando do jubileu de celebração de décadas de reinado de Isabel II.

Assim sendo, o príncipe James exibia uma medalha pelo Jubileu de Diamante de Isabel II, celebrado em 2012, e outra pelo Jubileu de Platina, que se assinalou este ano. Além do jovem príncipe também todos os filhos e netos da Rainha receberam uma medalha comemorativa.

Mas quem levava mais medalhas ao peito era o neto mais velho, Peter Phillips, de 44 anos. Das quatro medalhas, duas correspondiam à celebração do Jubileu de Ouro em 2002 e do de Prata em 1992.

O príncipe James, visconde Severn, é filho do príncipe Eduardo, o quarto filho da Rainha, e da princesa Sofia Rhys-Jones.