Isabel II

Rei Carlos III agradece apoio do público após morte de Isabel II

Milhares de pessoas estiveram longas horas na fila para se despedirem da Rainha Isabel II, em Westminster Hall.

Rei Carlos III agradece apoio do público após morte de Isabel II
Alex McBride

O Rei Carlos III agradeceu no domingo à noite o apoio do público após a morte da mãe, a Rainha Isabel II, a cujo funeral se prevê que assista uma multidão e dignitários de todo o mundo.

Quando se aproxima do fim do luto nacional que se seguiu à morte da soberana, a 8 de setembro, o novo Rei britânico agradeceu num comunicado a “todas as inúmeras pessoas” que manifestaram o seu apoio a si e à sua família.

Em Londres, em Edimburgo, em Hillsborough e em Cardiff, ficámos muito comovidos com todos aqueles que se dispuseram a vir prestar homenagem ao serviço de toda uma vida da minha querida mãe, a falecida Rainha.

Horas antes, às 20:00, o Reino Unido parou para cumprir um minuto de silêncio. Os britânicos foram convidados a viver “esse momento de reflexão” em suas casas, no umbral das portas ou na rua, ou em eventos comunitários e vigílias.

Isabel II, que morreu aos 96 anos, era extremamente popular e atingiu uma longevidade sem precedentes na história britânica, a tal ponto de milhares de pessoas terem feito fila, algumas durante mais de 24 horas, dia e noite, desde quarta-feira, para se despedirem.

Durante todo o dia de domingo, o público continuou a juntar-se à fila para ter a oportunidade de se despedir de Isabel II, que culminará às 06:30 (locais e de Lisboa), mas o Governo anunciou no domingo às 22:45 o encerramento definitivo da fila de espera, indicando que havia atingido a sua “capacidade máxima”.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, após a súbita morte do pai, Jorge VI, que subiu ao trono após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, para poder casar com uma divorciada norte-americana, Wallis Simpson.