Jerónimo de Sousa

“Aqui estou, pronto para travar o combate”: Jerónimo de Sousa vai ser internado quarta-feira

O secretário-geral do PCP agradeceu as mensagens que tem recebido, incluindo de adversários políticos.

“Aqui estou, pronto para travar o combate”: Jerónimo de Sousa vai ser internado quarta-feira

Jerónimo de Sousa participou, esta terça-feira, na última ação de campanha antes da cirurgia de urgência a uma estenose na carótida. Em Matosinhos, o secretário-geral do PCP explicou o procedimento e agradeceu às personalidades institucionais e políticas – de diferentes ideologias – pela solidariedade manifestada neste momento.

“No quadro de exames de rotina, verificou-se um problema nas carótidas – as veias que alimentam com sangue o cérebro -, precisam de uma limpeza”, disse Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do PCP avançou ainda que irá ser internado esta quarta-feira e que a cirurgia deverá acontecer no dia a seguir.

“A vida tem destas coisas, mas quero dizer aos camaradas e amigos do PCP e da CDU que aqui estou, pronto para travar o combate“, afirmou.

Apesar de reconhecer que o procedimento tenha “um risco relativo“, inerente à realização de qualquer operação cirurgia, Jerónimo de Sousa espera que “com arte e sorte do cirurgião“, seja possível “daqui a uma semana já esteja outra vez aí na estrada“.

João Oliveira e João Ferreira vão substituir o secretário-geral do PCP durante o período de recuperação, depois da cirurgia. Aos jornalistas, Jerónimo de Sousa explicou que a escolha dos dois elementos do partido está relacionada com as suas funções na direção do partido e da comissão política do Comité Central.

Sobre o regresso à campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa admitiu que existem preocupações e aconselhamentos para evitar esforços durante o período pós-cirurgia, mas afirma que o andamento da campanha “será definido conforme a capacidade de recuperação”.

Agradecimento especial aos adversários políticos

Perante as mensagens que tem recebido de vários membros do seu partido, de responsáveis institucionais e até de líderes partidários adversários, Jerónimo de Sousa sentiu-se comovido com as palavras de solidariedade.

“Essas boas palavras, esse estímulo vinda de muitos quadrantes (…) que me permite ter um sentimento de que é possível sair por cima desta situação, confiar nos médicos que têm a capacidade de resolver o problema com um sentimento e uma vontade clara de voltar ao terreno de combate.”

Jerónimo de Sousa deixou ainda uma palavra especial para Rui Rio, com quem iria debater, esta quarta-feira. O líder do PSD aceitou que o deputado João Oliveira substituísse o secretário-geral do PCP durante o debate que será transmitido pela SIC.

É um exemplo de que pode haver combate sem tréguas no plano político e ideológico, mas há valores que tocam a todos“, remata.

SAIBA MAIS: