Jornada Mundial da Juventude

Tolerância de ponto aos funcionários públicos na JMJ? Governo está a ponderar

O Governo está a ponderar conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos a 3 e 4 de agosto, dias em que o Papa Francisco vai estar em Portugal. Só não se sabe se a medida pode ficar restrita a Lisboa ou se vai ser de âmbito nacional.

Ana Catarina Mendes
Ana Catarina Mendes
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O Governo está a ponderar dar tolerância de ponto aos funcionários públicos a 3 e 4 de Agosto, dias em que o Papa Francisco vai estar em Portugal. A possibilidade foi avançada na quinta-feira pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares à Rádio Renascença.

Ana Catarina Mendes não revelou se a tolerância de ponto será para todo o país ou apenas para os funcionários de Lisboa. Considera ainda que o teletrabalho durante essa semana poderá ser útil.

O objetivo é permitir que os funcionários públicos possam participar ou assistir ás celebrações da Jornada Mundial da Juventude.

A Câmara de Lisboa, por exemplo, já se adiantou e vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores do município no dia 4 de agosto e recomenda teletrabalho de 31 de julho a 3 de agosto.

A Jornada


Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da JMJ, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da JMJ vão ter lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

No dia 4 de agosto (sexta-feira), segundo o programa da viagem apostólica do Papa a Portugal, prevê-se que se realize em Lisboa a confissão de alguns jovens da JMJ, pelas 09:00, na Praça do Império.

Pelas 09:45 deverá acontecer um encontro com os representantes de alguns centros de assistência socio-caritativa, no Centro Paroquial de Serafina, seguindo-se um almoço com os jovens, pelas 12:00, na Nunciatura Apostólica, e a via-sacra com os jovens, pelas 18:00, no Parque Eduardo VII, com discurso do Papa Francisco.