Jornada Mundial da Juventude

Hospital de Santa Maria tem plano para receber o Papa

No caso de algum problema de saúde, estão a ser preparadas reservas de sangue e de medicamentos para ajudar o Papa Francisco e a comitiva de bispos que o acompanha na Jornada Mundial da Juventude.

Hospital de Santa Maria, em Lisboa
Loading...

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está preparado para receber o Papa Francisco, caso tenha algum problema de saúde durante a Jornada Mundial da Juventude.

“Temos o plano montado, que será ativado caso as entidades de segurança de Sua Santidade nos convoquem. Estamos a contar sermos o hospital de referência e temos tudo preparado para isso”, afirma José Alexandre, enfermeiro-chefe do Centro Hospitalar Lisboa-Norte.

Saúde e segurança são palavras chaves quando se fala do Papa. Os quartos onde ficaria Francisco em caso de necessidade são por isso um segredo.

No momento, conhecem-se apenas possíveis percursos, “circuito de entrada, de atendimento e de estadia”.

"A estadia vai depender da gravidade, porque pode ser uma indisposição, uma coisa mais ligeira, ou poderá ser uma situação mais grave que implica outro nível de cuidados. Temos que ter preparados locais alocados para receber Sua Santidade consoante a gravidade do estado de saúde, esperemos que não tenha".

Mas, se acontecer, o Santa Maria garante estar pronto. Não só para Francisco, mas também para os bispos que o acompanham.

Espera-se maior afluência nas urgências

As estimativas apontam para um milhão de peregrinos na primeira semana de agosto. Com mais pessoas em Lisboa, a afluência às urgências pode aumentar.

No Hospital De Santa Maria, está assegurado o reforço das equipas.