Jornada Mundial da Juventude

As versões digitais da Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude deverá juntar, na próxima semana, um milhão e meio de pessoas em Lisboa. Mas além da presença física, o evento tem também dimensão digital, que permite que chegue a muitas mais pessoas através da aplicação e das redes sociais.

Loading...

Seja nas redes sociais, no site ou na aplicação, há muito que a Jornada Mundial da Juventude ganhou vida nestas plataformas. Afinal, os participantes deste evento são cada vez mais "nativos digitais".

Criadores de conteúdos mais ou menos conhecidos ,do TikTok ou do Instagram, partilham dicas sobre o que fazer, o que vestir ou o que não esquecer durante o maior encontro de jovens de todo o mundo na capital portuguesa.

A chamada de atenção para o calor faz todo o sentido, já que as previsões apontam para temperaturas acima da média durante os dias da visita do Papa a Lisboa.

Beber bastante água e o usar de protetor solar são recomendações partilhadas

No site do evento, entre várias informações, a organização alerta para o sol.

O kit que é entregue as peregrinos inscritos já inclui uma garrafa de água reutilizável e um chapéu, mas há outras peças a trazer na mala de viagem que os utilizadores das redes sociais ajudam a lembrar, como saco de cama ou até lembranças para trocar com os outros peregrinos.

A faceta digital da Jornada Mundial da Juventude não se esgota nas redes.

O evento também tem uma aplicação, "Lisboa 2023", que permite, por exemplo, medir a pegada de carbono e saber como compensar a poluição provocada pela viagem.

A sustentabilidade é, aliás, uma das premissas da organização, depois do Papa Francisco ter feito um apelo para travar a degradação ambiental.

Esta app pode ser descarregada por qualquer pessoa, embora os peregrinos tenham uma área reservada. Aqui é possível aceder a orações e textos dos eventos da Jornada e consultar o programa.

A partilha de fé gera música e dança, e no TikTok o hino da Jornada até já tem uma coreografia.

Em vários idiomas, de diferentes formas, a dimensão da Jornada reflete-se no mundo real e no digital, onde o Papa também faz questão de marcar presença e deixar uma mensagem onde pede “coragem” aos peregrinos.