Antes do início daquele que é um maior evento de jovens católicos, os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude visitam o Santuário de Fátima. Vêm de todo o mundo e trocam bandeiras com aqueles que, nas próximas horas, têm o mesmo destino.
“Trocámos de bandeira com outros países. Gostamos muito desta JMJ. Conhecemos outras pessoas de outras nacionalidades e troquei a minha bandeira por esta bela bandeira.", disse um peregrino italiano.
Milhares dos quatro cantos do mundo fizeram questão de conhecer o Santuário de Fátima, antes de irem para Lisboa. É o caso de um grupo de israelitas, que não passaram despercebidos devido à sua energia, ou a um grupo de 350 franceses.
“Estou muito feliz por vir a Fátima, porque na minha paróquia, me França, há muitos portugueses. O culto de Fátima é muito seguido em França. Para mim, é uma grande alegria conhecer este lugar de peregrinagem e aparição.”, contou um peregrino francês.
Para muitos é a primeira vez que visitam Fátima, assim como também é a primeira vez que muitos vão ver o Papa Francisco, que é um momento "muito importante” para alguns.
A horas do maior encontro de jovens do mundo, as expectativas dos peregrinos multiplicam-se. Alguns esperam conhecer “católicos de países diferentes, que falam línguas diferentes” juntos por Cristo.
“Nos próximo dias espeto uma viagem espiritual, conhecer pessoas novas, criar uma comunidade cristã internacional, conhecer o Papa e criar relações duradouras.”, disse uma peregrina.
O Santuário de Fátima recebe o Papa Francisco no sábado para uma visita de duas horas. Vai estar com doentes e reclusos, na Capelinha das Aparições.