O Santuário de Fátima é um ponto de referência durante a Jornada Mundial da Juventude. Em equipas pré-posicionadas e móveis, a Proteção Civil tem no terreno uma operação especial.
Na segunda-feira o Santuário recebeu cerca de 170 mil peregrinos, no sábado esperam-se muitas mais para rezar com o Papa Francisco.
Nos próximos dias, a freguesia de Fátima será dividida em dois setores, haverá um hospital de campanha e quase 300 operacionais preparados para responder uma verdadeira romaria para ver o papa Francisco.
“Nós estamos à espera que o Santuário atinja as 270 mil pessoas. Fora do Santuário, se calhar vamos ter o dobro ou o triplo das pessoas. Têm previsto dois ecrãs gigantes, e esses ecrãs gigantes vão estar a transmitir toda a missa que sua santidade irá dar. Portanto, aquilo que nós aconselhamos, logicamente, é que quando as autoridades não deixarem entrar, não forcem a entrada porque é porque o Santuário está mesmo no seu limite máximo.”, disse o Comandante David Lobato da Proteção Civil da sub-região do Médio Tejo.
As cerimónias a decorrem em pleno verão, onde agosto regista facilmente 35 graus. Os cuidados com a envolvente florestal também estão a ser tomados.
A Proteção Civil diz que já existe uma brigada de sapadores florestais “pré-posicionada” e que vai estar em “permanência até dia 6 de agosto”.
O Papa Francisco estará em Fátima, sábado entre as 9 e as 11 horas da manhã, ainda antes do período mais quente do dia.
A hidratação e menos exposição ao calor são as principais recomendações da Proteção Civil .