Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Presidente da República telefonou a Jorge Fonseca para lhe agradecer medalha

JOSÉ COELHO

Judoca português conquistou o bronze na categoria de -100 kg.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta quinta-feira pelo telefone o judoca Jorge Fonseca, a quem agradeceu a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a primeira para Portugal nestas olimpíadas.

"O Presidente da República felicitou pelo telefone o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze, a primeira para Portugal nestes Jogos Olímpicos. Jorge Fonseca confirmou o seu talento, as suas capacidades, e alcançou a tão desejada medalha olímpica. Algo que só está ao alcance dos melhores dos melhores", informou a Presidência da República.

O judoca Jorge Fonseca conquistou esta quinta-feira o bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a 25.ª medalha do desporto português nos Jogos Olímpicos.

"Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Jorge Fonseca", lê-se numa nota publicada no sítio do Palácio de Belém na internet.

As imagens do combate que deu o bronze a Jorge Fonseca nos Olímpicos de Tóquio

Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio em 2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio em 2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney em 2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.

Veja também: