Jogos Olímpicos

Mínimos Olímpicos: andar às voltas e em alta velocidade com o ciclista Iúri Leitão

Sempre à volta de uma pista oval com 250 metros, o espaço limitado que amplia perspetivas. Agora prepare-se para andar às voltas e em alta velocidade.

Loading...

Com os Jogos Olímpicos já a decorrer, a SIC apresenta o 'Mínimos Olímpicos', uma série de reportagens sobre modalidades no Jornal da Noite, explicadas por quem as vai praticar em Paris.

Em treino só a motor o treinador consegue simular situações de prova. A bicicleta engole centenas de metros muito depressa e a cabeça tem de funcionar mais rápido que as pernas.

A ação em cima de uma bicicleta muito específica é capaz de levar perigo a um ambiente à partida mais protegido. Assim que os pés se fixam aos pedais por trás da viseira só há espaço para o jogo.

O Omnium é difícil para quem compete e complexo de explicar. A palavra tem origem no latim e quer dizer "de tudo, todos à volta de tudo". O mesmo é dizer todos às voltas na pista à conquista de pontos durante quatro provas diferentes.

Iúri Leitão, de 24 anos, é natural de viana do castelo, na estrada compete pela equipa espanhola Caja Rural. Na pista para além de ser o atual campeão do mundo de Omnium é também tricampeão europeu só na disciplina de scratch.

A 8 de agosto, em Paris, vai pedalar por Portugal no Omnium. Em duas horas e meia vai fazer as quatro provas.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: