Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos: bronze de Patrícia Sampaio é "primeiro degrau" rumo ao ouro, diz Federação Portuguesa de Judo

A judoca Patrícia Sampaio conquistou o bronze em -78 kg, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos. O bronze de Sampaio é o quarto do judo português em Jogos Olímpicos.

Judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos 2024.
Judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos 2024.
HUGO DELGADO/Lusa

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) disse esta sexta-feira que o bronze olímpico conquistado por Patrícia Sampaio na categoria -78 kg em Paris 2024 é "o primeiro degrau" da judoca rumo ao ouro em futuras edições.

"A Patrícia [Sampaio] era daquelas atletas que já merecia e estou muito convicto de que a medalha de bronze vai ser o primeiro degrau dos outros dois que vai subir. Tem muita margem de progressão e vai dar-nos muitas alegrias", previu Sérgio Pina, em declarações à agência Lusa.

A judoca de Tomar "só não conseguiu superar a atleta que foi efetivamente campeã olímpica", mas estreou o 'medalheiro' português em Paris 2024, destacou o dirigente.

"Foi um dia de muita emoção, que acabou bem, com a primeira medalha portuguesa. Vão ser mais, mas a primeira foi o judo que conquistou", frisou Sérgio Pina.

Apesar de a delegação portuguesa estar em Paris com expectativas elevadas também sobre outros judocas, que acabaram por 'cair' nas primeiras eliminatórias, o presidente da FPJ assegura que o balanço da prestação do judo nacional em Paris2024 "vai ser positivo", independentemente do resultado que Rochele Nunes conseguir na competição de +78 kg.

"Tivemos esperanças de medalhas de atletas que não conseguiram, mas ter esta medalha já traz um balanço positivo. É bom lembrarmos que o judo português, nos últimos três Jogos Olímpicos, traz uma medalha consecutivamente. Significa que o trabalho, não sendo o ideal, está a ser bem feito e vamos continuar", apontou.

Na quinta-feira, a judoca Patrícia Sampaio conquistou o bronze em -78 kg em Paris 2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.

Patrícia Sampaio (13.ª) venceu no combate decisivo, o seu quinto na Arena Champ-de-Mars, a nipónica Takayama, nona do mundo e sétima favorita entre as 22 judocas inscritas na categoria, com um segundo waza-ari, resultando em ippon, obtido a 01.02 minutos do final.

O bronze de Sampaio é o quarto do judo português em Jogos Olímpicos, após as medalhas de Nuno Delgado (Sydney2000, -81 kg), Telma Monteiro (Rio2016, -57 kg) e Jorge Fonseca (Tóquio2020, -100 kg).