O Sporting lamentou a morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, esta sexta-feira, aos 81 anos, recordando-o como um "sportinguista de sempre e um democrata permanente".
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, que faleceu, nesta sexta-feira, aos 81 anos. Jorge Sampaio, sócio n.º 3.109 do Sporting, será eternamente recordado como um sportinguista de sempre e um democrata permanente", lê-se na nota de condolências dos 'leões'.
O clube endereça ainda a familiares e amigos, "as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao clube".
Jorge Sampaio, que foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006, morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, devido a dificuldades respiratórias.
Após a passagem por Belém, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da ONU enviado especial para a Luta contra a tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013.
Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS, entre 1989 e 1991, tendo liderado a Câmara Municipal de Lisboa entre 1989 e 1995.
A vida de Jorge Sampaio: da oposição à ditadura à defesa dos direitos dos refugiados
A oposição à ditadura foi a primeira grande luta de Jorge Sampaio, mais tarde promoveu e negociou a libertação dos presos políticos.
Desde 2013 desenvolveu um programa para apoiar estudantes refugiados e no final de agosto de 2021 anunciou um programa de emergência de bolsas de estudo para jovens afegãs.

Leia mais:
- "Era um homem bom", Marcelo recorda Jorge Sampaio e a sua luta pela liberdade na igualdade
- Das lágrimas ao mar de problemas: momentos que marcaram as Presidências de Jorge Sampaio
- Jorge Sampaio: imagens de uma vida dedicada à política
- Bandeira nacional a meia-haste no hospital onde Sampaio estava internado