Legionella

PSP encerra instalações sanitárias da esquadra do Metro de Lisboa após deteção de legionella

A PSP informou que, para garantir a continuidade da atividade operacional da esquadra em questão, "dar-se-á lugar à implementação de soluções alternativas".

PSP encerra instalações sanitárias da esquadra do Metro de Lisboa após deteção de legionella
PSP

A PSP encerrou preventivamente as instalações sanitárias e atendimento ao público da 1.ª Esquadra da Divisão de Segurança a Transportes Públicos de Lisboa devido à presença de legionella.

Em comunicado, a PSP diz que foi informada da deteção de legionella na "torneira de mistura do balneário feminino" no dia 29 de dezembro de 2025.

"O espaço foi encerrado imediatamente e a situação comunicada ao Metropolitano de Lisboa (ML), que subsequentemente informou a autoridade de saúde competente", pode ler-se no comunicado.

Esta segunda-feira, o Metropolitano de Lisboa terá informado a PSP de que os resultados laboratoriais só deveriam ser conhecidos "dentro de 45 dias".

"Tendo em conta o risco sanitário e as orientações legais em vigor, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai proceder ao encerramento preventivo das instalações sanitárias (com inutilização total), do atendimento ao público na 1.ª Esquadra – Metro, bem como de receção e tratamento de suspeitos detidos."

A PSP informa ainda que, para garantir a continuidade da atividade operacional da esquadra em questão, "dar-se-á lugar à implementação de soluções alternativas que permitam assegurar a continuidade do serviço policial, incluindo a disponibilização de balneários alternativos pelo Metropolitano de Lisboa e a reafetação funcional de pessoal a instalações seguras".

O que é a legionella?

A legionella é um tipo de bactéria responsável por uma doença respiratória chamada Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia considerada atípica.

A infeção não se transmite de pessoa para pessoa nem pela ingestão de água, mas sim pela inalação de gotículas de água contaminada em suspensão no ar.