Liga dos Campeões

Incidentes na final da Champions: UEFA vai reembolsar adeptos do Liverpool

Foi revelado o resultado do relatório independente relativo aos incidentes da final da Liga dos Campeões: a UEFA foi acusada de ser a principal responsável pelo caos verificado antes do encontro.

Incidentes na final da Champions: UEFA vai reembolsar adeptos do Liverpool
Scott Heppell

A UEFA vai reembolsar os adeptos do Liverpool que marcaram presença na última final da Liga dos Campeões de futebol, em Paris, marcada por vários incidentes antes da partida junto ao Stade de France, anunciou hoje o organismo.

"Reconhecemos a experiência negativa vivida por esses adeptos, por isso, vamos compensar todos os que foram afetados e que tiveram dificuldades no acesso ao estádio", lê-se no comunicado da UEFA.

O organismo vai reembolsar um total de 19.618 ingressos, todos referentes a adeptos do Liverpool, que foi derrotado nessa final pelo Real Madrid, por 1-0.

Esta atitude da UEFA acontece dias depois da publicação de um relatório independente aos incidentes no Stade de France, em que aponta o organismo que rege o futebol europeu como o principal responsável pelo caos verificado antes do encontro e nas zonas de acesso ao recinto, em 28 de maio do ano passado.

Alguns adeptos do Liverpool com bilhete não conseguiram entrar no estádio, enquanto outros só tiveram acesso quando o jogo já estava a decorrer, e foram vítimas de roubos e assaltos. O caos instalou-se junto ao Stade de France, com a polícia francesa a usar gás lacrimogéneo.

Inicialmente, os adeptos do Liverpool foram acusados de serem responsáveis pela situação, por muitos terem chegado atrasados e por não terem ingressos, situação que o relatório acabou por desmentir.

A UEFA avançou que adeptos do Real Madrid ou outros espetadores que estiveram presentes no Stade de France podem igualmente pedir o reembolso dos bilhetes, mas só caso tenham sido afetados de alguma forma pela confusão gerada na entrada para o estádio.