O Benfica foi derrotado, esta terça-feira, em St. James Park, casa do Newcastle, emblema que não esteve com meias medidas e aplicou um contundente 3-0 à equipa portuguesa, que segue sem vitórias na principal prova da UEFA.
Sem invenções, José Mourinho lançou na partida desta terça-feira o 'onze' de gala do Benfica, mas foi o Newcastle que entrou por cima do encontro.
Nos primeiros 10 minutos de jogo, os 'magpies' chegaram por diversas vezes à zona proibida encarnada, mas valeu Trubin em algumas situações. Anthony Gordon era, nesta fase, uma lança apontada à baliza das 'águias', que iam ripostando de forma envergonhada.
Aos 15 minutos, Lukebakio, que recebeu um passe longo de Barrenechea, na cara de Nick Pope, guardião dos ingleses, rematou para boa intervenção do guarda-redes britânico.
Este lance parecia ter acordado a turma de Mourinho, mas, para desânimo dos cerca de 2.500 adeptos encarnados que se encontravam nas bancadas da 'The Cathedral on the Hill', aos 29 minutos, Anthony Gordon, que já tinha calibrado a mira, finalizou ao segundo poste, solto de marcação, a boa assistência rasteira de Jacob Murphy.
Anthony Barnes de pé quente dilatou a vantagem inglesa
Na segunda parte, o emblema que tem beneficiado dos milhões da Arábia Saudita voltou a apresentar-se em campo mais forte. Trubin, por várias vezes, salvou o conjunto lisboeta dos avanços britânicos.
O Benfica não conseguia progedir no terreno e travar as investidas adversárias não estava a ser uma missão fácil. Mas tudo se complicou, primeiro, aos 61 minutos, quando Dedic saiu lesionado e, segundo, aos 70, quando Nick Pope lançou Harvey Barnes que, beneficiado por uma má abordagem de António Silva, correu de uma área à outra antes de disparar para o 2-0.
O que estava difícil tornou-se impossível, aos 83 minutos. Após bom trabalho de Woltemade e Anthony Gordon, Anthony Barnes aumentou a conta pessoal e deu contornos de goleada a uma derrota que era já pesada.
No final do segundo tempo, um período praticamente de sentido único, o marcador assinalava 3-0, o mesmo registo que as 'águias' apresentam na atual edição da Liga dos Campeões: três jogos, zero vitórias.
Benfica na cauda do pelotão
Depois da derrota logo a abrir frente ao Qarab (3-2), o desaire em casa do Chelsea (1-0) e, agora, os três golos sem resposta em Newcastle, o Benfica segue na 34.ª e antepenúltima posição da tabela classificativa.
No dia 5 de novembro, os 'encarnados' vão tentar dar um pontapé na crise europeia na receção ao Bayer Leverkusen. Seguem-se, depois, partidas diante de Ajax, Nápoles, Juventus e Real Madrid.
