Alisson Santos saltou do banco para garantir a vitória do Sporting por 2-1, em Alvalade, frente ao Marselha, nesta quarta-feira. Os franceses até começaram a partida a contar para a Liga dos Campeões na frente, mas os 'leões', em vantagem numérica desde o primeiro tempo, deram a volta ao resultado.
Ainda antes de as equipas subirem relvado do José Alvalade já as estatísticas faziam prever que se trataria de uma partida bastante equilibrada.
A nível interno, ambos os conjuntos seguem nos lugares cimeiros dos respetivos campeonatos.
Na atual campanha na Liga dos Campeões, os dois clubes seguiam até ao apito final com estatísticas bastante semelhantes.
Uma vitória e uma derrota para ambos os lados, cinco golos marcados também para as duas equipas e os franceses tinham apenas menos um golo sofrido.
Dentro de campo, o Sporting foi a primeira equipa a criar perigo, mas dois remates de Igor Paixão ainda antes do minuto 10 deixaram os da casa em sentido.
Mas, aos 14 minutos, novamente através do virtuoso atacante brasileiro, os forasteiros adiantaram-se no marcador.
Depois de um passe longo de Aubameyang, o extremo conduziu para dentro e disparou à meia distância para o funda da baliza defendida por Rui Silva.
Até ao final dos primeiros 45 minutos, os marselheses permaneceram por cima do encontro, mas já para lá do tempo regulamentar foram confrontados com uma contrariedade.
Emerson Palmieri simulou uma falta no interior da área do Sporting e viu o segundo amarelo e, consequentemente, a cartolina vermelha.
Catamo abriu o livro e Alisson fechou as contas
Na segunda parte, e beneficiada pelo facto de jogar com mais um homem, a equipa de Rui Borges encostou o clube francês às cordas desde o primeiro minuto.
Somaram-se alguns lances de perigo, como a arrancada de Quenda, aos 58, que só terminou com um remate ao poste, e o golo parecia não estar longe.
Chegou aos 68 minutos. Geny Catamo, que tinha rendido Geovany Quenda cinco minutos antes, subiu no terreno e, a passe de Pote, não tremeu diante do guardião rival, Gerónimo Rulli.
Se o clube da casa já estava por cima, o golo só alimentou a moral. Aos 80 minutos, Alisson Santos entrou em campo e, seis minutos depois, deixou a sua marca.
Tal como tem habituado os adeptos leoninos, o brasileiro, que já tinha marcado frente ao Kairat na ronda inaugural, recebeu na esquerda, trouxe para o meio e, à entrada da área, rematou para a vitória.
O mérito é todo do ex-UD Leiria, mas a bola ainda desviou em Pavard antes de fazer abanar as redes.
Com a vitória caseira desta quarta-feira, o Sporting ascende ao 12.º lugar da classificação geral, com seis pontos, tantos como Newcastle (8.º), Barcelona (9.º), Liverpool (10.º), Chelsea (11.º), Qarabag (13.º) e Galatasaray (14.º).
O próximo compromisso internacional dos 'leões' é já no dia 4 de novembro, em Turim, frente à Juventus. Depois, defrontam o Club Brugge, o Bayern Munique, o PSG e o Athletic Bilbao.

