Desporto

Sporting revela discurso de despedida de Amorim no último jogo pelos 'leões'

Quase um ano depois da inesperada saída do treinador para o Manchester United, o Sporting lançou um documentário sobre a época transata, onde é possível ver a palestra de despedida de Amorim após a vitória, por 4-2, em Braga.

Sporting revela discurso de despedida de Amorim no último jogo pelos 'leões'
JOSÉ SENA GOULÃO

O Sporting partilhou, esta quinta-feira, um documentário que retrata a época da conquista do bicampeonato, uma temporada de sucesso, mas, ao mesmo tempo, agridoce. Dos vários momentos marcantes, um dos que não ficaram de fora da produção foi a despedida emocionada do agora treinador do Manchester United, Ruben Amorim. 

Parte das duas horas, 31 minutos e 23 segundos do filme da época passada do Sporting, que culminou na conquista do bicampeonato, é dedicada a um dos momentos de destaque desse período: a saída de Ruben Amorim para Inglaterra. 

Após uma reviravolta consumada nos últimos minutos da partida diante do SC Braga, para o campeonato (4-2), e já no balneário, o treinador português despediu-se dos seus pupilos: 

"Eu não gosto de despedidas... Se formos humildes, ganhamos o campeonato, não há volta a dar, a diferença é muito grande, muito grande. O que vocês fizeram na segunda parte... Mas, agora, vai ser difícil? Vai ser difícil para toda a gente. Vocês têm de ajudar o Quaresma, têm de ajudar o Pote, o Geny, o Ivan, que nunca joga, o Esgaio. Vai ser difícil. Há ligações que nós temos. Nós vamos ganhar esta m... Vocês são inacreditáveis, muito melhor do que na terça-feira, muito melhor. O que eu senti aqui na segunda parte... O terceiro golo, o quarto golo, malta, foi o melhor momento do futebol." 

Já em lágrimas, e depois de ter sido interrompido por uma salva de palmas do plantel leonino, o técnico deixou a promessa: 

"Tudo o que precisarem de mim, tudo, vocês vão ter. Vou estar a torcer mais por vocês do que por mim (...) Obrigado por tudo, vocês são os maiores, de longe. Obrigado por tudo. Acabaram-se as despedidas ok, meus meninos? 

Depois desse encontro, a 16 de novembro, Amorim não mais se sentou no banco dos ‘verdes e brancos’.  

Após um curto período conturbado com João Pereira ao leme da equipa, Rui Borges chegou ao clube para terminar o que Amorim deixou a meio. 

A época findou com a conquista do campeonato e da Taça de Portugal, frente ao Benfica.