Liga Europa

Da Taça UEFA à Liga Europa, há um SC Braga cada vez mais europeu

Da Taça UEFA à Liga Europa, há um SC Braga cada vez mais europeu
Jamie McDonald
Bracarenses participam pela 20.ª vez na segunda maior prova da UEFA e lutam pela segunda presença na final. Recorde aqui os principais momentos da equipa minhota na competição.

O início da história do SC Braga na segunda competição mais importante da UEFA deu-se no ano de 1978. Desde então, os minhotos contabilizam 20 presenças entre Taça UEFA e Liga Europa, em fases de qualificação e fases finais.

O 'pontapé de saída' do SC Braga aconteceu na antiga Taça UEFA na época 1978/79. Os minhotos atingiram apenas a segunda ronda, onde foram eliminados pelos ingleses do West Bromwich (3-0 - resultado da eliminatória).

Na edição de 1984/85, o SC Braga não conseguiu ultrapassar a primeira ronda, ao ser eliminado (novamente) por ingleses. O Tottenham superiorizou-se aos portugueses por 9-0 - resultado da eliminatória.

Mais de dez anos depois, os bracarenses voltaram à prova, conseguindo atingir a terceira ronda. Em 1997/98, a equipa portuguesa foi ultrapassada pelos alemães do Schalke 04 (2-0 - resultado da eliminatória).

O SC Braga voltou a estar mais algum tempo de fora da competição, regressando no ano que poderia ter sido histórico para o futebol português.

Em 2004/05, os minhotos saíram da prova na primeira ronda (eliminados pelo Hearts, da Escócia, por 5-3), naquela que foi a primeira edição da Taça UEFA com fase de grupos.

Nessa temporada, a equipa portuguesa do Sporting perdeu na final, realizada no Estádio José Alvalade, com o CSKA Moscovo, da Rússia.

No entanto, essa época marcou o início de um caminho positivo, com o SC Braga a participar na Taça UEFA consecutivamente durante cinco anos.

Em 2005/06, os minhotos voltaram a não conseguir ultrapassar a primeira ronda, depois da derrota com os sérvios do Estrela Vermelha devido à desvantagem de golos sofridos em casa (1-1 - resultado da eliminatória).

Em 2006/07, o SC Braga chegou aos oitavos-de-final, o melhor registo de sempre, mas acabou por ser novamente eliminado pelo Tottenham - desta vez com um resultado da eliminatória mais equilibrado (6-4).

Na temporada seguinte, os bracarenses caíram nos 16-avos-de-final, após duas derrotas com os alemães do Werder Bremen (4-0 - resultado da eliminatória).

Em 2008/09 (última edição da Taça UEFA), o SC Braga atingiu novamente os oitavos-de-final, sendo depois eliminado pelos franceses do Paris Saint-Germain por 1-0, no conjunto dos dois jogos da eliminatória.

A época seguinte marcou o início de um novo modelo da segunda maior prova da UEFA. A Taça UEFA saiu de cena e para o seu lugar entrou a Liga Europa.

Numa época de estreias, o SC Braga não conseguiu atingir a fase de grupos, ao perder na 3.ª pré-eliminatória com os suecos do Elfsborg (4-1 - resultado da eliminatória).

A caminhada histórica

No entanto, não foi à primeira, mas foi à segunda e com grande estrondo. Na segunda tentativa de chegar à Liga Europa pela primeira vez, o SC Braga conseguiu atingir a final da competição em 2010/11. Uma época histórica para os bracarenses, mas que os bracarenses guardaram com alguma mágoa.

A equipa orientada por Domingos Paciência fez uma caminhada quase perfeita, eliminado pelo caminho clubes como o Benfica, Dínamo Kiev, Liverpool e Lech Poznan. No entanto, na final não conseguiu superiorizar-se aos portugueses do FC Porto, perdendo por 1-0 em Dublin, na Irlanda.

Loading...

Em 2011/12, o SC Braga não conseguiu repetir o feito da edição anterior ao ser eliminado pelos turcos do Besiktas nos 16-avos-de-final (2-1 - resultado da eliminatória).

Os bracarenses voltaram à prova em 2015/16 - pelo meio foram eliminados pelos romenos do Pandurii num play-off de acesso à fase de grupos (2013/14) - e atingiram os quartos-de-final. Nessa época perderam com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia (6-1 - resultado da eliminatória).

Em 2016/17, o SC Braga não passou da fase de grupos, ficando atrás do Shakhtar Donetsk e dos belgas do Gent.

Em 2017/18, os minhotos chegaram aos oitavos-de-final, onde foram eliminados pelos franceses do Marselha (3-1 - resultado da eliminatória).

Na época seguinte, os bracarenses não conseguiram atingir a fase de grupos da Liga Europa, ao serem eliminados pelos ucranianos do Zorya no play-off, devido à desvantagem de golos sofridos em casa (3-3 - resultado da eliminatória).

Em 2019/20, o SC Braga conseguiu chegar aos oitavos-de-final, onde "caíram aos pés" dos escoceses do Rangers (4-2 - resultado da eliminatória).

Na época seguinte, foi a Roma a eliminar os minhotos nos oitavos-de-final por 5-1 - resultado da eliminatória.

Na última edição, o SC Braga tentou fazer novamente história, ficando perto das meias-finais. Frente ao Rangers, os bracarenses venceram a primeira mão por 1-0, mas no segundo jogo na Escócia, acabaram por ser eliminados no prolongamento (3-2 - resultado da eliminatória).

SC Braga de "mãos dadas" com a Europa durante o século XXI

O SC Braga conta com mais de cem jogos na segunda maior prova europeia e com mais de 50 vitórias.

Durante as 20 edições, muitos jogadores deixaram a sua marca, tanto ao nível de presenças como de golos marcados.

Da extensa lista de jogadores que ao serviço do SC Braga marcaram presença em jogos de Taça UEFA ou Liga Europa, destacam-se Ricardo Horta, Matheus Magalhães - continuam a fazer parte do plantel minhoto - e Alan.

Últimas Notícias
Mais Vistos