Luanda Leaks

PGR de Angola em Portugal para "pedir ajuda de muita coisa"

Palavras do procurador-geral da Republica de Angola à chegada a Lisboa dias depois de divulgada investigação Luanda Leaks.

PGR de Angola em Portugal para "pedir ajuda de muita coisa"

Hélder Pitta Grós em Lisboa no mesmo dia em que Isabel dos Santos é constituída arguida em Angola

O procurador-geral da Republica de Angola chegou já de madrugada a Lisboa, horas após dar uma conferência de imprensa em Luanda para confirmar que a empresária angolana Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

À chegada a Lisboa, Hélder Pitta Grós confirmou que veio encontrar-se com a homóloga portuguesa , Lucília Gago, a quem reconhece que veio pedir ajuda sobre "muita coisa", não esclarecendo se sobre o caso de Isabel dos Santos.

"No âmbito das nossas relações com a Procuradoria Geral [da Républica portuguesa] viemos aqui para vermos o que faremos este ano", adiantou apenas, em declarações recolhidas pela RTP no aeroporto de Lisboa.

Na quarta-feira, ainda em Luanda, o procurador-geral angolano anunciou que a empresária Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no domingo mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de 'Luanda Leaks', que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Loading...