MotoGP

MotoGP está de regresso: o que esperar da nova temporada?

Portimão é, por estes dias, o Santuário do Motociclismo. Nova época, novas regras, muitas novidades e a esperança de sempre em Miguel Oliveira.

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira
MotoGP

O Mundial de Moto GP arranca este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve. Miguel Oliveira continua a ser o único piloto português no Campeonato do Mundo de Motociclismo.

Este ano, o português trocou de equipa, depois de várias épocas ligado à KTM. A mudança para a Aprilia aconteceu por causa da ambição de subir mais um degrau na luta pelo sonho de ser campeão do mundo.

Loading...

Em quatro temporadas na classe rainha do MotoGP, Miguel Oliveira já ganhou cinco corridas (duas em 2020, na Estíria e em Portimão, uma em 2021, na Catalunha, e outras duas em 2022, na Indonésia e na Tailândia). Veremos o que será capaz de fazer em 2023.

O "Falcão" celebra a vitória na Tailândia
Kittinun Rodsupan

Novas regras

A principal novidade para esta nova época é a introdução das corridas sprint, que se vão realizar ao sábado, na véspera da corrida de domingo.

As corridas sprint vão ter metade das voltas das corridas de domingo. Só os nove primeiros vão pontuar. Ao domingo são os 15 primeiros.

No total serão 777 os pontos em disputa, divididos entre 525 nas corridas de domingo e 252 nas de sábado.

O calendário de 2023 conta com 21 grandes prémios marcados. Será a maior época da história e (espera-se) a mais intensa de sempre.

Kittinun Rodsupan

Favoritos ao título

O italiano Francesco Bagnaia é o atual campeão em título e vai procurar revalidar o que conseguiu conquistar em 2022. A Ducati é, na teoria, a moto mais forte da grelha, mas terá forte concorrência.

Francesco Bagnaia
Alberto Saiz

A Yamaha deposita grandes esperanças no francês Fabio Quartararo, campeão em 2021 e segundo classificado em 2022.

O espanhol Marc Márquez, da Honda, está sempre no lote dos candidatos ao lugar mais alto do pódio. Já venceu o campeonato de Moto GP por seis vezes. Procura a sétima conquista. Este ano terá como colega de equipa Joan Mir, que, em 2020, também foi campeão.

O hexacampeão mundial Marc Márquez
Shuji Kajiyama

A Aprilia deu um salto qualitativo na época passada com Aleix Espargaro a ficar no quarto lugar do campeonato. Por isso, os adeptos estão curiosos para ver o que é que o espanhol vai fazer este ano. Curiosidade idêntica para perceber o que Miguel Oliveira pode fazer com a Aprilia. Ele que começa o campeonato na equipa RNF.

A KTM volta a apostar forte, apesar dos resultados aquém das expectativas dos últimos anos. Jack Miller e Brad Binder são os pilotos da equipa principal.


Europa (e Portugal) como ponto de partida

Desde 2006 que o campeonato não começava na Europa. Entre 2007 e 2022, foi o circuito de Losail, no Qatar, a receber a prova de abertura. Mas as obras de remodelação do circuito qatari obrigaram os promotores da competição a procurar uma alternativa. Portimão foi a escolha e o Autódromo Internacional do Algarve espera forte adesão dos fãs da modalidade.

O pódio do GP de Portugal de 2022, com Johann Zarco (à esquerda), o vencedor Fabio Quartararo (ao centro) e Aleix Espargaro
Jose Breton

De sexta-feira a domingo, os motores vão fazer-se ouvir. Para além da classe de MotoGP, os pilotos de Moto 2 e Moto 3 também se vão estrear em Portugal. Das 09:00 de sexta-feira às 15:00 de domingo, não vão faltar pontos de interesse no Grande Prémio de Portugal.

O campeonato de 2023 arranca em Portugal, este fim de semana, e termina a 26 de novembro, em Valência.