Cristiano Ronaldo isolou-se, esta terça-feira, como melhor marcador de sempre das fases de qualificação para Campeonatos do Mundo, ao assinar o seu golo 41 frente à Hungria, em jogo do apuramento europeu para o Mundial 2026.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, Ronaldo marcou aos 22 minutos, na quarta jornada do Grupo F, e ultrapassou Carlos Ruiz, avançado já reformado da Guatemala, que dividia o topo dos marcadores com o capitão da seleção portuguesa, com 39.
Depois do 'bis' à Arménia e de novo golo na Hungria, o avançado de 40 anos, que tinha ficado em 'branco' na receção à Irlanda, num jogo em que falhou um penálti, voltou aos golos e reforçou os números 'astronómicos' que tem ao serviço de Portugal, agora com 225 internacionalizações e 143 golos.
Com 36 golos, Messi segue no terceiro posto desta lista e, aos 38 anos, é praticamente certo que não voltará a disputar nova qualificação para um Campeonato do Mundo com a Argentina, enquanto o polaco Robert Lewandowski, com 33 golos e 37 anos, também muito dificilmente poderá 'ameaçar' Ronaldo.
Neozelandês ameaça recorde CR7
Cenário bem diferente já acontece com Chris Wood, avançado do Nottingham Forest, que leva 29 golos com a Nova Zelândia e, aos 33 anos, ainda poderá ter novo apuramento pela frente e numa zona da Oceânia em que os neozelandeses são completamente dominadores.
O mesmo com Sardar Azmoun, avançado de 30 anos, que certamente vai tentar ajudar o Irão a garantir um lugar no Mundial 2030, que vai decorrer em Portugal, Espanha e Marrocos. Tal como Wood, o iraniano leva 29 golos e no próximo apuramento asiática tudo será possível.
Antes do golo à Irlanda, Ronaldo já era recordista a nível continental, na Europa, mas agora passou novamente a liderar ao nível 'planetário', já depois de ser o jogador de sempre da história do futebol com mais internacionalizações e mais golos.
O jogador nascido na Madeira é também o melhor marcador de sempre nas fases de qualificação para Europeus (41 golos) e em fases finais dessa competição (14), mas a caminhada para 'apanhar' Miroslav Klose em Mundiais já parece quase impossível.
O antigo avançado germânico, atualmente treinador do Nuremberga da segunda divisão alemã, é o recordista da história dos Campeonatos do Mundo, com 16 golos, enquanto Ronaldo leva oito em cinco presenças em Mundiais.
Com Lusa

