Mundial de Futebol 2026

Os caminhos para o Mundial: eis os jogos que vão definir as últimas seis vagas

22 seleções lutam pelas últimas seis vagas no Campeonato do Mundo de 2026. Há gigantes como a Itália, que tenta evitar novo falhanço após não disputar o Mundial em 2018 e 2022, e potenciais estreantes como a Nova Caledónia.

Os caminhos para o Mundial: eis os jogos que vão definir as últimas seis vagas
Matthias Schrader

Há 42 seleções apuradas para o Campeonato do Mundo do próximo ano. Faltam apenas seis vagas, que serão disputadas por 22 equipas através de dois playoffs. A FIFA realizou esta quinta-feira o sorteio dos jogos que vão definir os últimos participantes do Mundial 2026.

Playoff internacional

O playoff internacional, que não conta com as seleções da Europa, junta seis equipas - Iraque, Bolívia, República Democrática do Congo, Nova Caledónia, Jamaica e Suriname - que lutam por duas vagas.

Será realizado num formato de jogo único com duas eliminatórias, em Guadalajara e Monterrey, no México, entre os dias 23 e 31 de março.

O vencedor da partida entre Nova Caledónia e Jamaica vai jogar contra a República Democrática do Congo. Já o Iraque espera por Bolívia ou Suriname.

Playoff europeu

Há ainda 16 seleções europeias a lutar pelo sonho do Mundial: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Chéquia, Dinamarca, Itália, Kosovo, Polónia, República da Irlanda, Eslováquia, Turquia, Ucrânia, País de Gales, Roménia, Suécia, Irlanda do Norte e Macedónia do Norte.

Os 16 conjuntos, que jogam por quatro vagas, estão espalhados em quatro pontes - tendo por base o ranking da FIFA - e vão disputar uma meia-final e uma final. As partidas estão marcadas para os dias 26 de março e 31 de março.

No pote A, a Itália enfrenta a Irlanda do Norte e o País de Gales joga com a Bósnia. No B, Ucrânia ou Suécia vão defrontar Polónia ou Albânia. No C, a Turquia mede forças com a Roménia, enquanto a Eslováquia encontra o Kosovo. Por último, no pote D, a Dinamarca ou Macedónia do Norte lutam por uma vaga com Chéquia ou Irlanda.