Roberto Martínez, selecionador nacional, foi distinguido em Espanha com o prémio Trajetória na oitava Gala Valores del Deporte, realizada esta quarta-feira, em Madrid.
O evento onde o treinador espanhol foi distinguido, organizada pelo jornal Sport, teve lugar na sede do Comité Olímpico espanhol. No seu discurso, já com o galardão recebido nas mãos, o técnico mostrou-se satisfeito por receber a primeira distinção da carreira a nível nacional.
Depois de agradecer, principalmente, aos pais e às gentes da sua terra natal, Balaguer, o selecionador apontou a conquista do Mundial do próximo ano como o grande "sonho" da carreira:
"Agora, estou a meio de conseguir algo que nunca foi feito por Portugal, que ganhou tudo menos o Mundial. Acredito que os estímulos começam com sonhos e, para mim, esse é o maior sonho da minha carreira."
Roberto Martínez foi agraciado com o prémio Trajetória devido à carreira que tem vindo a construir que, de acordo com a organização do evento, tem sido “marcada pelo respeito, liderança e sucesso”.
Para além do treinador da equipa nacional, foram também distinguidas várias personalidades, como o futebolista Lionel Messi e os motociclistas Marc e Álex Marquez, bem como outros nomes de destaque do mundo desportivo.
Em 2025, Roberto Martínez, que assumiu o comando técnico da ‘equipa das quinas’ em 2023, conquistou a Liga das Nações - curiosamente frente à seleção do seu país - e levou a equipa lusa ao seu sétimo Campeonato do Mundo de forma consecutiva.
