A Ucrânia vai acompanhar Portugal e Espanha numa candidatura conjunta à organização do Mundial2030 de futebol, oficializaram esta quarta-feira as federações dos dois países ibéricos, em conferência de imprensa na sede da UEFA.
"A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) incorporaram a Ucrânia na candidatura para o Mundial2030. As duas federações comunicaram a sua intenção à UEFA, que imediatamente expressou o seu total apoio", frisaram os organismos liderados por Fernando Gomes e Luis Rubiales, em comunicado.
Caso esta organização conjunta seja aprovada, a Ucrânia será anfitriã de pelo menos um grupo e dos respetivos jogos na primeira fase da prova, recebendo assim parte do financiamento da FIFA para o Mundial.
A Ucrânia aparece como parceira de última hora da candidatura que começou por ser ibérica e que já teve apoio público do presidente da UEFA.
Para já, existem duas outras candidaturas: uma sul-americana, que junta Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, e uma outra que junta o Egipto, a Grécia e a Arábia Saudita.
Os organizadores do Campeonato do Mundo de 2030 são conhecidos no Congresso da FIFA, em 2024.