A Croácia venceu, esta segunda-feira, o Japão no desempate por grandes penalidades por 3-1, após empate (1-1) no tempo regulamentar, no Estádio Al Janoub (Al Wakrah), e apurou-se para os quartos de final do Mundial de futebol no Qatar.
A seleção croata tentou criar oportunidades de golo através da controlo da posse de bola, enquanto que os nipónicos apostaram no contra-ataque.
O Japão foi mais eficaz e inaugurou o marcador aos 43 minutos através de um avançado que passou pelo Marítimo em 2020. Daizen Maeda (joga no Celtic da Escócia) aproveitou um mau alívio da defesa croata, depois de um canto, e fez o 1-0.
Na segunda parte, a Croácia chegou ao empate. Aos 55 minutos, Ivan Perisic (joga no Tottenham de Inglaterra) fez de cabeça o 1-1, após cruzamento de Dejan Lovren (joga no Zenit da Rússia).
Durante o resto do segundo tempo, o Japão e a Croácia foram incapazes de desfazer o empate e a partida seguiu para prolongamento.
No prolongamento, jogou-se mais com o “coração do que com a cabeça” e manteve-se o empate.
No desempate por grandes penalidades, a Croácia foi mais eficaz e venceu o Japão por 3-1.
A seleção croata chegou pela terceira vez aos quartos de final de um Mundial. Os nipónicos continuam sem conseguir ultrapassar os oitavos de final.