A chimpanzé foi resgatada pelo santuário de animais Save the Chimps em Fort Pierce, no estado norte-americano da Florida, que lhe proporcionou um recomeço. Antes de chegar ao lugar ideal, onde pode ver a luz do dia, a chimpanzé passou um longo período confinada. A Save the Chimps divulgou, a 15 de junho nas redes sociais, o vídeo do momento em que Vanilla vê o céu pela primeira vez, imagens que rapidamente se tornaram virais.
Vanilla passou os primeiros dois anos de vida no Laboratório de Medicina Experimental e Cirurgia em Primatas de Nova Iorque, que fechou em 1997. Depois foi transferida com outros animais para o Wildlife Waystation, na Califórnia, onde esteve confinada num pequeno espaço, no qual não conseguia ver claramente o céu. Este centro de acolhimento acabou por fechar devido à ameaça de incêndios florestais.
Finalmente, Vanilla foi acolhida pela Save the Chimps, onde foi recebida pelo abraço caloroso de Dwight, outro chimpanzé que vive no local.
"Vanilla estava hesitante, mas bastou um abraço encorajador para ficar à vontade", partilhou a Save the Chimps nas redes sociais.
O momento da chimpanzé a ver o céu pela primeira vez foi filmado e partilhado no perfil do Instagram do Save the Chimps a 15 de junho e rapidamente obteve mais de 30 mil visualizações e milhares de comentários.