“Amigos, os nosso coração estão partidos. É com a maior tristeza que anunciamos a morte repentina e inesperada de Kucheza, chimpanzé de cinco semanas”, anunciou o Sedgwick County Zoo, do estado norte-americano do Kansas, no Facebook na passada quinta-feira.
De acordo com a publicação, os tratadores encontrar Kucheza morto a ser embalado nos braços da mãe, Mahale, quando chegaram às instalações na manhã de dia 22.
O pequeno Kucheza e a mãe foram protagonistas de um momento que emocionou milhares de internautas. Mahale entrou em trabalho de parto no passado dia 15 de novembro, mas não correu bem. Foi de imediato transportada para a ala veterinária do jardim zoológico onde foi sujeita a uma cesariana.
Segundo informou o zoo na página de Facebook, o parto decorreu dentro da normalidade, mas o pequeno chimpanzé teve dificuldades respiratórias, o que obrigou os profissionais a manterem o recém-nascido sob observação durante quase 48 horas.
Foi, depois, devolvido à mãe já com nome de batismo: Kucheza que significa "brincar" em suaíli - uma língua falada em várias nações africanas.
O momento em que Mahale vê o filho pela primeira vez e o coloca em seus braços foi captado e tocou até os corações mais gelados.